Limitações ao Processo Legislativo de Emenda Constitucional: O que você precisa saber para as provas da FGV e Cebraspe.

Hoje, vamos abordar um dos temas mais cobrados em provas da banca FGV e Cebraspe: o processo legislativo de emenda constitucional.

 

O Processo Legislativo de Emenda Constitucional.

 

Para entender o processo legislativo de emenda constitucional, é fundamental conhecer o artigo 60 da Constituição Federal, que estabelece as etapas necessárias para a aprovação de uma emenda à Carta Magna.

 

Apresentação da Proposta de Emenda: Deve ser feita por um dos legitimados, como o Presidente da República, 1/3 dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, e mais da metade das assembleias legislativas das unidades da Federação.

 

Discussão e Votação em cada Casa do Congresso Nacional: A emenda deve ser aprovada em dois turnos de votação, obtendo 3/5 dos votos dos membros de cada casa.

Promulgação pela Mesa da Câmara dos Deputados e do Senado Federal: Após a aprovação, a emenda é promulgada pelas mesas das casas legislativas.

 

Limitações ao Processo Legislativo de Emenda Constitucional.

 

Existem limitações circunstanciais, formais e materiais ao processo de emenda constitucional.

 

  • Limitações Circunstanciais: A Constituição não pode ser emendada durante intervenção federal, estado de defesa ou estado de sítio.
  • Limitações Formais: Envolve as regras de iniciativa, quórum de aprovação, forma de promulgação e irrepetibilidade na mesma sessão legislativa.
  • Limitações Materiais: Conhecidas como cláusulas pétreas, incluem temas como a forma federativa do Estado, voto direto, secreto, universal e periódico, separação dos poderes, direitos e garantias individuais.

 

Considerações Finais

 

É importante destacar que não há uma limitação temporal ao processo legislativo de emenda constitucional na Constituição de 1988.

 

Na prática, as limitações ao poder de reforma não estão apenas no texto constitucional, mas também em interpretações doutrinárias e jurisprudenciais, como a necessidade de respeitar o quórum estabelecido para emendas constitucionais.

 

Espero que este conteúdo ajude vocês a se prepararem para as provas da FGV e Cebraspe. 

E ah… Não deixe de assinar nosso canal no YouTube para que ser notificado de todos os vídeos que iremos publicar ao longo do ano!

Boa aula!

Equipe AprovaçãoPGE
www.aprovacaopge.com.br

Posts Relacionados

STF manteve a necessidade de autorização da Assembleia Legislativa de Mato Grosso para a alienação e a concessão de terras públicas, salvo para fins de reforma agrária
STF julgou improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5519, em que a Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe) questionava a falta de remuneração do trabalho extraordinário realizado por advogados públicos.
Como estudar diariamente e o que você pode fazer para otimizar o conteúdo e estudar da melhor forma possível aproveitando cada minuto.
O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu, nesta quinta-feira (1º), o julgamento sobre a chamada “revisão da vida toda”....
O ministro aplicou a jurisprudência do STF que veda ao Poder Judiciário determinar a correção de tabelas do IR sem...
A Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em decisão unânime, reformou acórdão do Tribunal Regional Federal da 3ª...
INTERPRETAÇÃO CONFORME A CONSTITUIÇÃO X DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE PARCIAL SEM REDUÇÃO DE TEXTO: